domingo, 8 de maio de 2011

Curso de Formação de Monitores - Ramo Sênior

Nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2011 (sexta, sábado e domingo), será realizado pela UEB-RN, na sede do nosso Grupo Escoteiro o Curso de Formação de Monitores - Ramo Sênior.


A atividade se iniciará às 19:00 do dia 13 de maio (sábado) e se encerrará às 15:30 do dia 15 de maio (domingo).

Foram inscritos para essa atividade: Herbert (monitor), Bruno, Diego, Lara, Karinne e Raquel (submonitora).

O tema do Fogo de Conselho será Simplesmente Escotismo. A patrulha deverá fazer uma pesquisa prévia, para organizarem uma esquete juntamente com a Tropa sobre a Ilha de Brownsea, levando suas idéias e material (se necessário) e usar a criatividade no tempo que será destinado à preparação do Fogo de Conselho.

O ponto de encontro da Patrulha será na casa da Chefe Lourdes às 18:30 do dia 13 de maio (sexta). A roupa de chegada e saída será o traje escoteiro.


Material para acampamento

- Mochila grande;
- Saco de dormir, colchonete ou colchão inflável (se levar saco de dormir, conferir o isolamento e conforto, caso não tenham essas qualidades suficientes, recomendo levar colchonete para servir como forro);
- Boné ou chapéu;
- Capa de chuva;
- Cantil;
- Itens de higiene pessoal: sabonete, xampu, creme dental, escova de dentes, desodorante, toalha, papel higiênico, absorvente;
- 1 par de calçados extra;
- Chinelo ou sandália;
- 2 Bermudas ou calções;
- Muda de roupa íntima (uma por dia);
- Roupa de banho (calção, sunga, maiô);
- 2 Calças compridas (preferencialmente jeans);
- 4 camisetas para atividades;
- 2 pares de meia extra;
- Agasalho;
- Saco plástico para acondicionamento de roupa usada;
- Caderno de notas e caneta;
- Lanterna com pilhas;
- Kit de pilhas extra para lanterna;
- Medicação pessoal (com instrução para aplicação);
- Protetor solar;
- Repelente;
- Prato, talheres e copo para refeição;
- Coberto ou lençol;
- Máquina fotográfica;
- Canivete com bainha;
- Estojo de pequenos reparos com agulha, alfinete de segurança, linha e botões (opcional);
- Cabide para colocação do traje (opcional);

Montando a mochila

Em primeiro lugar, reúna tudo o que você pretende levar na mochila e confira em uma lista de checagem. Separe os itens de uso urgente agrupando-os. Separe em outro grupo os itens de uso freqüente. Com as peças maiores, como partes de barraca, isolante térmico e lona de forro, forme um terceiro grupo, pois estes são itens que possivelmente deverão ir amarrados no exterior da mochila.

Dividindo a mochila em 4 zonas volumétricas, no qual a zona A é o bolso do capuz e as zonas B, C e D formam o compartimento principal da mochila. O zíper inferior de acesso marca a divisa da zona D. Os bolso laterais não estão incluídos, porém, se houver, este será considerado zona C.

Coloque na mochila as coisas mais pesadas primeiro. Assim, encha as zonas D e B primeiro, depois a zona C, a zona A e, finalmente, os bolsos laterais e, caso preciso, amarre os itens externos.
Clique na imagem para ampliar

Observações

A mochila deverá comportar todo o material a ser levado, evitando-se os volumes adicionais.
Na parte interna de contato com as costas, deve-se colocar o cobertor, lençol para que não haja incômodo nessa região.

Ficha médica

A autorização para participação na atividade e a ficha médica que se encontram nos links a seguir devem ser impressas, preenchidas pelos seus responsáveis e entregues ao Chefe Bruno no dia da atividade. Não esqueçam!

Link para a autorização: https://docs.google.com/document/d/1NtuckwK1nEGlkknc-Tal27YSJlbmAG4RIO2bmlWCEFQ/edit?hl=en

Link para a ficha médica:https://docs.google.com/document/d/12Kuz7Hkqugff1IY8shCuLXFYpigJTTfcSBYCmGtalb4/edit?hl=en

Para imprimir: Abaixo da logo Google Docs, selecione File e depois Print.

Informações resumidas:
Atividade: Curso de Formação de Monitores - Ramo Sênior (UEB-RN);
Data: 14 e 15 de maio de 2011 (sexta, sábado e domingo);
Horário: 19:00 do dia 13 de maio (sexta) até 15:30 do dia 15 de maio (domingo);
Importante: Ponto de encontro: casa da Chefe Lourdes às 18:30 do dia 13 de maio (sexta). Verificar o material individual, fazer a pesquisa prévia sobre a Ilha de Brownsea, preencher a ficha médica;
Mais informações: Chefe Bruno - 9932-1668 ou deixem as dúvidas nos comentários desta postagem.

Insíginia Mundial do Meio Ambiente

Acompanhando a mudança realizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a UEB acaba de lançar a nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente, que veio para substituir a Insígnia Mundial de Conservacionismo.

Para implementar esta nova Insígnia foi lançado durante o Congresso Escoteiro nacional o novo Guia da IMMA, que já está disponível na Loja Escoteira Nacional.

REGRAS PARA CONQUISTA DA INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

Atendidas as exigências a seguir, a Diretoria do Grupo, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao lobinho/lobinha, ao escoteiro/escoteira ou ao sênior/guia o direito de usar a Insígnia Mundial de Meio Ambiente, consoante as seguintes normas:

a) O jovem deverá participar satisfato-riamente, a critério da chefia da Seção, de atividades, jogos e dinâmicas como aquelas propostas no GUIA DA IMMA, realizadas com o objetivo de levar o jovem a “EXPLORAR E REFLETIR” em cada um dos 5 objetivos seguintes:

- ar e água;
- habitats e espécies;
- substâncias perigosas;
- melhores práticas ambientais;
- riscos ambientais e desastres naturais.

A avaliação do nível de participação dos membros juvenis nas atividades, jogos e dinâmicas, será realizada pela chefia em conjunto com a Seção, de acordo com o roteiro sugerido em cada ficha de atividade, buscando-se aferir e aumentar o nível de compreensão dos jovens sobre o tema tratado.

b) O membro juvenil deverá planejar e executar, sozinho ou em equipe, um projeto ambiental no qual ponha em prática conhecimentos adquiridos em relação a um ou mais objetivos explorados no item “a”.

c) A ROCA DE CONSELHO ou CORTE DE HONRA avaliará o comportamento do jovem em relação ao meio ambiente e emitirá uma RECOMENDAÇÃO em que atesta que o postulante “manifesta, no dia-a-dia, que compreende e demonstra, conforme seu grau de maturidade, a importância de adotarem-se as melhores práticas para o meio ambiente, participando ativamente das ações coletivas da sua seção”.

d) A IMMA entrará em vigor no dia 01/05/2011,em substituição a IMC - Insígnia Mundial de Conservacionismo, e deverá ser conquistada em cada Ramo, inclusive como pré-requisito para os distintivos especiais.

e) Aqueles que já tiverem iniciado o processo de conquista da Insígnia Mundial de Conservacionismo (IMC) poderão concluí-lo até 31/12/2011. A IMC poderá ser usada como pré-requisito para os distintivos especiais até 30/04/2012.

f) A IMMA pode ser usado após a mudança de Ramo, até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou que o deixe.

A IMMA é um distintivo circular, medindo 5,5 cm de diâmetro, bordada sobre tecido branco, mostrando ao centro o continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho, Escoteiro ou Sênior, respectivamente, e usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou traje escoteiro, acima dos demais distintivos usados nessa mesma posição. Quando usada em conjunto com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.

Extraído de: http://www.escoteiros.org.br/noticias/noticia_detalhe.php?id=165

Novas literaturas do Ramo Sênior

Foram lançados os novos livros para aplicação do programa do Ramo Sênior: o novo Guia do Desafio Sênior e o Manual do Escotista Ramo Sênior, assim como os livros de bolso Ramo Sênior em Ação (para os jovens) e Escotistas em Ação Ramo Sênior (para os escotistas).

Mensagem de Rubem Tadeu C. Perlingeiro - Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil:

"Nos últimos quinze anos a União dos Escoteiros do Brasil vem investindo na atualização do seu Programa Educativo, buscando torná-lo, conceitualmente, o mais próximo possível ao proposto por Baden-Powell, considerando a realidade do mundo em que vivemos, com um conteúdo que desperte o interesse e produza experiências relevantes para contribuir no crescimento pessoal dos jovens.

A partir da implantação de algumas propostas foi possível perceber o impacto, os aspectos positivos e as difi culdades, permitindo à Instituição desenvolver uma análise mais profunda, que nos levou a fazer algumas alterações signifi cativas no sistema de progressão oferecido aos jovens, que é o principal instrumento para direcionar e avaliar seu desenvolvimento.

Nesse importante processo, que começou com um estudo da então Comissão Nacional de Programa de Jovens, somaram-se várias forças da UEB, com a participação efetiva do CAN – Conselho de Administração Nacional, das Regiões Escoteiras, do Escritório Nacional e da nova estrutura da área de Métodos Educativos que criamos neste mandato.

Graças a este esforço conjunto, que esta Diretoria Executiva Nacional teve a satisfação de coordenar, chegamos a um resultado totalmente positivo, de tal forma que lançamos, em abril de 2010, os quatro livros necessários para aplicação no Ramo Escoteiro, e agora estamos lançando o Guia do Desafi o Sênior, destinados às Guias e aos Seniores, bem como os livro de bolso “Ramo Sênior em Ação” (para os jovens), e “Escotistas em Ação – Tropa do Ramo Sênior” (para os chefes).

Mais uma vez agradecemos a todos que contribuíram, de uma forma ou outra, para alcançarmos este momento. Estamos certos de que este passo terá um importante refl exo no futuro da União dos Escoteiros do Brasil, para torná-la cada vez melhor e com maior capacidade de realizar a sua missão.

Sempre Alerta Para Servir"

Link para o download do livro Escotistas em Ação - Ramo Sênior: http://www.escoteiros.org.br/arquivos/programa/escotistas_em_acao_senior.pdf

Link para o download do livro Ramo Sênior em Ação (para os jovens): http://www.escoteiros.org.br/arquivos/programa/ramo_senior_em_acao_2010.pdf