sexta-feira, 20 de maio de 2011

Excursão à Praia de Cotovelo

Cheirinho de ginga com tapioca!
Neste sábado, 21 de maio, faremos uma excursão até a Praia de Cotovelo, em Parnamirim/RN, distante 20 km de Natal/RN. A praia é conhecida pela sua tranquilidade, visto que é distante do centro urbano e pela suas falésias, conferindo ao local uma ótima paisagem.

Saíremos da nossa sede às 12:00 com destino à praia, onde realizaremos diversas atividades como a instrução de surf prometida pelo sênior Herbert, jogos com ênfase da área física, além de uma dinâmica afetiva e espiritual. Voltaremos para a sede por volta de 17:00.

A roupa de chegada e saída da atividade é o traje escoteiro. Como iremos à praia, recomendo a não levarem calça e sim uma bermuda ou short jeans. Levem também roupa de banho (maiô, short, bermuda etc.), protetor solar, toalha, esteira ou toalha para sentar ou deitar na areia (opcional), R$ 5,00 para o lanche e imprimir a autorização dos pais.

Para a próxima semana sugiro, a quem quiser conquistar a especialidade de Estudos Desportivos, em qualquer um dos seus níveis, ou fazer um upgrade, realizar um relatório ou ler sobre o assunto e comentar com os membros juvenis durante a reunião constando os seguintes itens:

ESTUDOS DESPORTIVOS

1. Elaborar um trabalho sobre os Jogos Olímpicos contendo sua origem, história e evolução, destacando seus principais momentos.
2. Escolher um esporte individual e demonstrar que conhece sua origem, regras e equipamentos, citando os atuais recordistas, em âmbito estadual, nacional e mundial.
3. Escolher um esporte coletivo e demonstrar que conhece sua origem, regras, dimensões do campo para sua prática e sistema de pontuação, citando os atuais campeões, em âmbito estadual, nacional e mundial.
4. Explicar os benefícios proporcionados à saúde física e mental pela prática constante de esporte, sabendo identificar riscos e prejuízos decorrentes de ações inadequadas, como os excessos, o uso de doping, etc.
5. Realizar, com os membros da Seção, uma sessão de treinamento – físico, técnico e tático de um esporte coletivo de sua livre escolha.
6. Demonstrar conhecimento sobre os diferentes tipos de tabelas para a organização de campeonato, incluindo eliminatórias e rodízios em suas diferentes formas e para um número variado de participante .
7. Conhecer a estrutura da organização nacional de um esporte de sua livre escolha, identificando os níveis, os órgãos integrantes e suas competências.
8. Elaborar e manter um álbum com fotografias e reportagens sobre um esporte de sua livre e escolha, durante um período mínimo de três meses.
9. Montar um trabalho com a história de pelo menos dez personalidades desportivas nacionais, destacando suas características e conquistas.

Nada impede que amanhã algum relatório seja entregue ou que durante a atividade na praia alguns desses pontos sejam discutidos. Leiam sobre o assunto e comentaremos lá!

ATIVIDADE: Excursão à Praia de Cotovelo - Parnamirim/RN
DIA: 21/05/2011 - Sábado
HORÁRIO: 12:00 (Saída do 52º/RN GE Henrique Castriciano)
IMPORTANTE: Saída de traje (substituindo a calça pela bermuda ou short), levar roupa de banho, protetor solar, toalha e R$ 5,00 para o lanche, ler sobre algum dos pontos da especialidade de Estudos Desportivos.
PARA HERBERT: Não esqueça de levar a prancha de surf.
LINK PARA A AUTORIZAÇÃO: https://docs.google.com/document/d/18juZUZejjtn5W0bjp4FqlToZUeyGKB2orJ4fVbHaXl8/edit?hl=en_US (qualquer problema me liguem que envio por e-mail)

QUALQUER DÚVIDA DEIXEM COMENTÁRIOS NESTA POSTAGEM OU LIGUEM PARA O CH. BRUNO.
Sempre Alerta!

Curso de Formação de Monitores - Ramo Sênior

No último sábado a Patrulha Guaraní participou do curso de formação de monitores promovido pela União do Escoteiro do Brasil - RN.


Durante a atividade os sêniores e as guias aprenderam técnicas de liderança, bem como colocaram em prática institutos do método educativo, como a realização de conselho de patrulha e corte de honra.

No último dia foi realizada uma cozinha mateira, na qual os jovens construiram um forno de barro e cozinharam batata com carne, almôndegas de carne, pão de caçador, ovo na laranja, banana caramelizada e maçã recheada com doce.

Delícia!
Isso se come, sim!
Apesar da chuva não ter dado trégua, com certeza os nossos membros juvenis saíram com novos conhecimentos que contribuirão para o crescimento pessoal e da nossa Tropa Sênior e Guia.

Sempre Alerta!