sexta-feira, 8 de abril de 2011

14º Jamboree Escoteiro Panamericano - Colômbia 2013


Como parte das comemorações dos 100 anos do Escotismo na Colômbia, a Associação de Escoteiros da Colômbia convida os Escoteiros, Sêniores e Guias associados à Organização Mundial do Movimento Escoteiro – Região Interamericana a conhecer a Colômbia e participar do 14º Jamboree Panamericano.

Seremos acolhidos em Bogotá, capital da Colômbia. Cidade que fica a 2.600 metros acima do nível do mar e possui uma temperatura média de 17°C durante grande parte do ano. Nela habitam por volta de 9 milhões de pessoas que em sua maioria são migraram de várias partes do país, fazendo, assim, uma rica mistura de cultura, estilos, comportamentos, costumes e tradições de todos os cantos da Colômbia. Em Bogotá encontramos 58 museus, 62 galerias de arte, 45 teatros, parques tecnológicos e temáticos, atrações turísticas, patrimônio arquitetônico, 28 igrejas de interesse turístico, mais de 2.000 restaurantes e 313 km de ciclovias que fazem de Bogotá, com seus 472 anos de vida, uma capital cosmopolita, cheia de história e tradição.

O Jamboree será realizado no Parque Metropolitano de La Florida, que conta com 267 hectares e é um dos mais de 5.000 parques e espaço ao ar livre da capital colombiana. É o parque mais importante do noroeste da cidade, localizado em Cota, região metropolitana, na divisa oeste da capital, Bogotá. O parque conta com áreas para camping, refeitório, centro de reciclagem, campos de futebol, zonas de jogos infantis, área para churrasco, centro de serviços, quadras para diversos esportes e campo de MotoCross.

A Colômbia já teve a experiência de realizar grandes eventos escoteiros como:
1974 – 3º Jamboree Panamericano. Parque La Florida. Bogotá, D.F.
1990 – 7º Jamboree Panamericano. Parque La Calera. La Calera.
Além de vários Jamborees Nacionais.

A Associação de Escoteiros da Colômbia propõe um redescobrimento da América com o 14º Jamboree Panamericano que se realizará entre 4 e 12 de janeiro de 2013 e terá um custo aproximado para participação de US$ 270,00 (duzentos e setenta dólares americanos) por pessoa.

O 14º Jamboree Panamericano busca resgatar todo o legado de místicas e tradições deixadas por nosso fundador, através de atividades desafiantes, úteis, recompensantes, atrativas e seguras, cheias de disputas e muita aventura.

Fonte: http://www.scout.org/es/around_the_world/region_interamericana/informacion_y_eventos/centro_de_recursos/mundus_novus_no_6
Adaptado e traduzido do espanhol por: Bruno Costa

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Novos distintivos do Ramo Sênior

Este é um teaser (pequena peça publicitária utilizada para chamar atenção) dos nossos novos distintivos:

A imagem fala por si só!
Sempre Alerta!

Bivaque - Especialidade de Pioneiria 09/04/2011

Pessoal,

Neste sábado faremos um Bivaque no qual organizaremos o subcampo da Patrulha Guaraní.

Tentaremos cumprir todos os itens constantes do Guia de Especialides e assim conquistar o nível 3 dela:

PIONEIRIA

1. Fazer e saber a utilidade de pelo menos l5 nós.
2. Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicação.
3. Fazer as amarras paralela e de tripé, conhecendo sua aplicação.
4. Construir um fogão suspenso e uma mesa de campo.
5. Demonstrar que conhece as regras de segurança no manuseio de ferramentas.
6. Mostrar conhecimento sobre um dos seguintes assuntos: movimentação de grandes pesos e estiramento de cabos, ancoragem de sustentação, jangadas, cabos de vai-e-vem ou passagens com cabos.
7. Construir um pórtico ou latrina de campo.
8. Construir um canto de lenhador, de acordo com as regras de segurança.
9. Construir um abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes no local.
10. Projetar e coordenar a execução de uma pioneiria de médio porte.
11. Construir uma cozinha de acampamento.
12. Saber afiar ferramentas e conhecer os cuidados para sua manutenção.

Pesquisem na Internet, sobre os nós, amarras e as várias pioneirias que a especialidade recomenda construir.

Levem uma muda de roupa para trocar durante a atividade, bem como um cantil e cobertura. Recomendo utilizar protetor solar, visto que passaremos o dia trabalhando.

A patrulha também deverá levar cartolina, isopor, lápis de cor e hidrocor para fazermos um painel com os nós.

Lembrando a vocês que sábado é a nossa vez de sermos a patrulha de serviço do grupo.

BIVAQUE
Local: 52º/RN Grupo Escoteiro Henrique Castriciano
Dia: 09/04/2011 (Sábado)
Horário: 9:00
Material individual:  Muda de roupa, cantil, cobertura, protetor solar.
Material por patrulha: Cartolina, isopor, lápis de cor, hidrocor.

Espero por vocês lá!

Sempre Alerta!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

2ª Visita Técnica da Aventura Sênior em Apodi

A visita realizada em Apodi nos dias 2 e 3 de Abril reuniu os seguintes membros da coordenação: Júlio Cézar 43RN (coord. geral), Marcondes 19RN (equipe técnica), Evangelista 39RN (coord. campo), Welington 39RN (módulo Lajedo), bombeiros de Apodi, Serrano e Manoel do 43RN (infra-estrutura), Assunção 48RN (equipe atividades noturnas), Alexandre 44RN (módulo Lajedo), Moaci Judson 51RN (módulo corrida de orientação), Maquir (módulo náutico) e Cristina 19RN (técnica em enfermagem).

Na visita ficou definido o apoio da cidade ao evento, o local de abrigo e ponto de apoio, além da proposta das atividades a serem realizadas:
1. Lajedo de Soledade: atividade de passeio ao Lajedo com visita ao Museu da Associação de Amigos do Lajedo Soledade e visita guiada às cavernas (incluindo a do Roncador), com trilhas para ver a formação calcárea e as pinturas rupestres.
2. Mini-Corrida de Aventura: atividade de interação que mescla várias bases educativas que estarão montadas em um percurso previamente estabelecido. Os jovens irão percorrê-lo a pé ou de bicicleta usando a bússola como guia.
3. Desvendando o Apodi: atividade que integrará o serviço comunitário e a aventura. A proposta da atividade envolve a descida de tirolesa e percurso com atividades por patrulha em caiaques. A proposta comunitária será o mapeamento da degradação da Lagoa e Rio Apodi, a ser realizada durante o percurso pelos participantes.
Atividades Noturnas: são compostas pela cerimônia de abertura que compreende evento de recepção para os participantes e convidados seguido da Festa da Saudade, na sexta à noite. O Fogo de Conselho, no qual os participantes celebram juntos de forma cultural e musical na última noite, seguida de um momento espiritual e a cerimônia de encerramento do Domingo.

As inscrições irão ser abertas em 15 de Abril e o pagamento da taxa de R$ 40 poderá ser divididas em 2 vezes.

Confira aqui o cartaz de divulgação do evento.

Texto retirado de: http://www.uebrn.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=515:2o-visita-tecnica-da-aventura-senior-em-apodi&catid=3:newsflash