quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Minicurso para a Especialidade de Prevenção em Saúde

Amigos, separem na agenda de vocês a segunda-feira, a terça-feira e a quarta-feira (08-10 de agosto), e nesses dias o horário das 15 às 17 horas para participarem de um minicurso sobre Prevenção em Saúde a ser ministrado por profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

O curso é uma parceria entre a União do Escoteiros do Brasil/Região Escoteira do Rio Grande do Norte e  a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte e será aberto para escoteiros e sêniores.

A entrega dos certificados será feita numa solenidade a ser realizada na SUVISA/RN, no dia 12 de agosto (sexta-feira).

Será um ótima oportunidade para vocês adquirirem mais conhecimento sobre a área e consequentemente conquistarem uma especialidade no nível 3, contribuindo para o crescimento pessoal no Ramo.

Em breve, prestarei informações sobre como faremos as inscrições.

Sempre Alerta!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

I Jogos Noturnos do Ramo Sênior - Novidades

Com objetivo dos membros juvenis do Ramo Sênior vivenciarem os costumes da Idade Média e aprenderem sobre a história da época, de uma forma dinâmica, serão realizados os I Jogos Noturnos do Ramo Sênior, nos dias 06 e 07 de agosto, na Sede Campestre do Complexo de Ensino Noilde Ramalho.

A atividade se iniciará às 19:00 do dia 06/08 e só terminará dia às 08:00 do dia 07/08, ou seja, teremos quase 12 horas de atividades ininterruptas!

Iniciaremos a atividade com um Fogo de Conselho medieval, no qual vocês deverão encenar um filme épico que retrate a era e logo após participaremos de um Jantar Medieval.

O início dos jogos se derá com um circuito de cordas, seguindo de um mapa do tesouro com atividades de orientação, obstáculos, aquáticos e de raciocínio.

Contaremos com a participação do 7/RN GE São Sebastião, 12/RN GE Luiz Soares, 44/RN GE Candelária e 52/RN GE Henrique Castriciano.

Espero que vocês estejam empolgados com esta atividade, que com certeza ficará marcada na história do Ramo Sênior de cada grupo!

INFORMAÇÕES:
ATIVIDADE: I JOGOS NOTURNO DO  RAMO SÊNIOR
LOCAL: SEDE CAMPESTRE DO COMPLEXO DE ENSINO NOILDE RAMALHO (ED/HC/FARN)
HORÁRIO E DATA DE CHEGADA: 19:00 DO DIA 06 DE AGOSTO
HORÁRIO E DATA DO TÉRMINO: 08:00 DO DIA 07 DE AGOSTO
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 10,00 (DEZ REAIS) - (INCLUSO ALIMENTAÇÃO, DISTINTIVO, BANEIROLAS E MATERIAL DE JOGOS)

PS: O Fogo de Conselho será temático. Cada patrulha fará a esquete de um filme épico. A Pt Guaraní ficou com o filme Gladiador e a Pt. Jaws ficou com o filme 300 de Esparta.

Segue a lista do material que cada patrulha deverá levar para a atividade noturna:

- Colchão inflável de solteiro;
- Bomba de ar; 
- Ecobag (sacola retornável, daquelas de algodão); 
- Sisal; 
- Lanterna (para cada membro, se possível); 
- TNT da cor da patrulha (para confeccionar a vestimenta da atividade); 
- Canivete.

Sempre Alerta!

Mais fotos da Aventura Sênior Regional 2011 - Apodi/RN

Confira mais fotos da Aventura Sênior Regional 2011 - Apodi/RN clicando aqui!

Sempre Alerta!

domingo, 31 de julho de 2011

Churrasco de Despedida de Lara

Notícia triste pessoal! A Guia Lara passará um ano morando na Finlândia!

Kimi Raikkonen ao saber que Lara irá para a Finlândia

Se não entendeu clique aqui!

Para que ela não fique triste e diga lá que foi abandonada pelos seus amigos sêniores e guias, faremos um churrasco de despedida.



Será no Condomínio Florida Gardens (também conhecido como Plano 100), na Av. Ayrton Senna. Começando as 13:00 e a taxa para participação é de R$ 15,00.

Sempre Alerta!

Lembretes Gerais - Importante!

Galera, vou listar alguns lembretes de muita importância, seja para a vida em patrulha, seja para desenvolvimento pessoal no Ramo Sênior:

1º) Nos sábados, alternadamente, uma patrulha ficará responsável pela elaboração da programação, nos moldes que estão no CD entregues a cada patrulha na reunião do dia 30/07. Ela deverá ser entregue até a quinta anterior à atividade para ser avaliada, modificada ou aprimorada pela chefia;


2º) Só teremos reunião em sede dia 20/08. Neste dia a programação ficará a cargo da Patrulha Jaws. Nessa programação deverá haver um tempo de reunião para avaliação do ciclo anterior e decisão das atividades do novo ciclo. Também deverá ser decidido se faremos bivaques em sábados alternados ou começaremos a reunião mais cedo para limpeza e montagem do subcampo;

3º) As atas da Assembléia de Tropa, Corte de Honra e Conselhos de Patrulha devem estar em dia! A Patrulha Jaws, que ainda não possui livro ata, deve providenciar um em qualquer livraria;

4º) A Jaws deverá fazer uma eleição para decidir quem é o Monitor e Sub-monitor da patrulha, comunicando aos chefes;

5º) Coloquem num papel ou documento do word ou email as especialidades que vocês já conseguiram, com os respectivos itens concluídos, além dos certificados, para que assim nós possamos atualizar seus dados e saber como evoluir cada habilidade que vocês já possuem;

6º) Discutam um modelo para a bandeira da Tropa;

7º) O e-mail para vocês conversarem entre si e com a chefia é tsgastecajovens@googlegroups.com. É só enviar um e-mail para este endereço e chegará na caixa de entrada de todos!

Bem, por enquanto, é só isso pessoal. Vamos nos esforçar para a evolução da nossa Tropa!

Sempre Alerta!

Desafio de Kart

Atenção Tropa! Lembramos a vocês que dia 06/08 teremos um desafio de kart com a participação do Pioneiro Sérgio Souza que irá representar o 52/RN GE Henrique Castriciano.

A corrida começará as 16:00 horas e a pole-position será decidida através da quantidade que cada piloto levar de alimentos, portanto, cada patrulha deverá arrecadar o máximo de alimentos para que nosso representante largue na posição de honra no grid.

A quantidade de alimentos será contabilizada por Patrulha e servirá como parâmetro para a eficiência.


Sempre Alerta!

30/07 - Especialidade de Investigação e Limpeza dos subcampos

O último sábado ficou marcado pela primeira reunião da Pt. Jaws, que como primeiro ato, recuperou seu bastão, que estava sendo utilizado pela Pt. Guaraní.

A primeira atividade foi o jogo Scotland Yard, no qual as patrulhas desvendaram um crime, de forma dinâmica e divertida e cumpriram as seguintes etapas da especialidade de Investigação:
2. Elaborar uma história fictícia a partir de elementos e dados fornecidos pelo examinador.
3. Descrever, com razoável detalhamento, a partir de um cenário previamente montado pelo examinador, a ocorrência, o desenrolar e a solução de um crime.

Depois tivemos o jogo da confiança, no qual vendados os jovens deveriam encontrar um círculo em que toda a patrulha deveria ficar.

No final da reunião, visitamos o local onde ficará o subcampo de cada patrulha do Ramo Sênior.

Sempre Alerta!

23/07 - Mutirão para conserto de barracas e Especialidade de Investigação

Conforme o planejamento realizado em reunião com a Diretoria Técnica do 52/RN GE Henrique Castriciano, foi realizado um bivaque com o intuito de consertar barracas com armações danificadas, bem como reaproveitar o material das barracas que ainda pudesse ser utilizado em outras.

Só a Tropa Sênior Asteca recuperou 4 barracas, além de mais 2 que já haviam sido consertadas para a Aventura Sênior. Parabéns a todos que ajudaram nesse trabalho!

Pela tarde, nossos jovens cumpriram dois itens da especialidade de Investigação:
4. Saber colher impressões digitais, confrontando-as com um arquivo pessoal.
7. Seguir, por um período de trinta minutos, uma pessoa escolhida pelo examinador, sem ser notado pela pessoa, apresentando um relatório de suas observações.

Ainda, durante a tarde, participamos da passagem dos escoteiros Bruno, Holda, Jetro e Lúcio, que agora fazem parte da Tropa Sênior e Guia Asteca. Tivemos também a participação do noviço Giovane.

Ao final da reunião foi realizada Assembléia de Tropa, tendo como principal item em pauta a reabertura da Pt. Jaws, sendo unânime a reativação, visto a quantidade de jovens.

Sempre Alerta!

15,16,17/07 - Aventura Sênior Regional 2011 - Apodi/RN

A principal atividade regional do Ramo Sênior foi realizada nos dias 15,16 e 17 de julho e contou com a participação da Patrulha Guaraní, representando não somente a Tropa Sênior e Guia Asteca, como também o 52º/RN GE Henrique Castriciano.

Durante os 3 dias de atividade, os jovens puderam conhecer um pouco da história do nosso estado, através da visita ao Lajedo Soledade, que possui diversas cavernas e pinturas que datam da era pré-histórica.

Nossos membros juvenis também participaram de uma mini corrida de aventura com circuito de cordas e orientação, aproveitando o visual propocionado pela barragem de Santa Cruz e pelo Rio Apodi.

Confiram as fotos da participação da Patrulha Guaraní, clicando aqui.

Sempre Alerta!