É excelente que cada Patrulha tenha seu Conselho de Patrulha constituído por todos os seus membros e sob a presidência do Monitor.
O principal objetivo desse Conselho é por o Monitor em contato com os desejos e aspirações dos Escoteiros que dirige, para que possa agir, tanto quanto possível, de acordo com eles.
O Conselho de Patrulha é uma reunião formal da Patrulha dirigida pelo Monitor. Nela, cada um pode apresentar suas idéias e desejos para atividades e procedimentos a serem seguidos pela Patrulha.
Vejamos o que diz a Regra 091 do P.O.R da UEB:
REGRA 091– CONSELHO DE PATRULHA DE SENIORES
O Conselho de Patrulha é constituído pela reunião formal dos membros da Patrulha, sob a
presidência do Monitor, para deliberar sobre assuntos de interesse da Patrulha, inclusive suas atividades,
admissão de novos membros, problemas de administração, treinamento e disciplina. As
atas de suas reuniões são lavradas no Livro da Patrulha.
As decisões são tomadas sempre respeitando a vontade de todos da Patrulha, mesmo que a diferente da vontade do Monitor. É muito importante que o Monitor não imponha seus desejos à sua Patrulha. Esta prática acaba trazendo um bom espírito de cooperação.
É importante lembrar que a patrulha deve registrar as decisões tomadas e os compromissos assumidos em um livro de ata ou no livro de Patrulha.
O Conselho de Patrulha também se preocupa com os progressos de seus membros, procurando traçar planos para auxiliá-los e incentivá-los a vencer suas dificuldades.
Algumas resoluções aprovadas no Conselho de Patrulha, podem ser levadas à Corte de Honra pelo Monitor, como:
1) o diagnóstico do ciclo e das atividades;
2) o comportamento e situação dos membros na patrulha;
3) medidas disciplinares;
4) distintivos especiais.
Outras resoluções podem ser levadas à Assembléia de Tropa para discussão e/ou aprovação, como:
1) calendário;
2) sugestões para o ciclo e atividades da Tropa;
3) outras questões que envolvam toda a tropa;
4) decisões tomadas em Corte de Honra, que sejam públicas e mereçam discussão por toda a Tropa para aprovação.
Os pontos que podem ser abordados no Conselho de Patrulha são a escolha de atividades; confecção de calendário, diagnóstico do ciclo e de atividades anteriores; eleições e delegação de encargos; confecção do caixa de patrulha; reforma do bastão e da bandeirola; adestramentro e progressão de membros; cumprimento de especialidades e compra de material de patrulha, além de outros assuntos de interesse da patrulha.
Texto adaptado de: http://capitaobressane2.tripod.com/docs/Patrulhas.pdf e http://www.escoteiros.org.br/arquivos/documentos_oficiais/por.pdf
Sempre Alerta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário